A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sugestão de planejamento/programação para catequese de 1ª Comunhão


Catequese e Bíblia

Queridas (os) catequistas apresento-lhes uma sugestão para a formação de nossas crianças no Sacramento da Eucaristia, seguindo o método da Iniciação à Vida Cristã.

Inicialmente, deveríamos preparar uma ficha de inscrição onde colheríamos informações sobre a vida cristã da família do catequizando (Os pais participam das missas? receberam os Sacramentos da iniciação cristã, do Matrimônio? E os outros irmãos? Etc.). Os catequistas deveriam adquirir um caderno para registrar tudo (Portfólio) sobre seus catequizandos: lista de frequência, temas dos encontros, os motivos das ausências, fatos relevantes, etc.

O primeiro encontro envolveria os pais e as crianças, onde inicialmente seria apresentada a equipe de catequistas e a Estrutura Organizacional da Igreja Católica: Papa, o bispo da Igreja particular, a paróquia, padroeira (o), o pároco, as comunidades, horários das missas e confissões. Poderia desenvolver uma síntese, em quinze minutos sobre a importância do Sacramento da Eucaristia. Em seguida, selar acordos com as crianças e os pais sobre a regularidade na frequência dos encontros de catequese e reuniões com os pais, a participação nas missas e nos momentos fortes do ano litúrgico.

Também nesse encontro explicar sobre o papel do “introdutor”, e solicitar dos pais e crianças, a eleição de um introdutor para cada catequizando. O introdutor poderia ser um padrinho ou madrinha de batismo, ou ainda um (a) cristão (ã) católico que procura viver bem a sua fé. Ao longo de toda formação catequética, poderia agendar encontros mensais convidando os pais ou responsáveis pelas crianças, bem como as introdutoras (es), onde eles dariam testemunhos da vida das crianças e da participação nas missas e momento fortes da Igreja.

As etapas da catequese para a Primeira Comunhão Eucarística seriam a Pré-catequese,Catequese,Purificação e Iluminação e Mistagogia. Nesse artigo apresentarei algumas ideias para a primeira etapa.

Pré-catequese:

Um determinado tempo para acolhimento. As (Os) catequistas poderiam dar testemunhos de como aconteceu o chamado para servir ao Reino para estimular as crianças a revelarem suas reais expectativas no que se refere à Igreja e a preparação para a Primeira Comunhão Eucarística;

Momento para uma primeira evangelização e conversão a um estilo cristão de vida; A partir de uma experiência própria de oração, a (o) catequista deveria plantar em seus catequizandos o costume de rezar e invocar a Deus. Ensinar fazendo: como participar bem da Santa Missa, promover momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, ensinar a rezar o terço, etc.

Rito de entrada (RICA 314 ss):

Esse momento celebrativo deve ser agendado para uma missa, na presença dos pais e toda família, padrinhos e introdutores, e com a participação da comunidade após as quatro ou seis semanas da primeira etapa. É necessário programar um ou dois momento de preparação para o ritual com os (as) catequizandos (as), e providenciar cordões com crucifixos, bíblias identificadas) e crachás para todos; duas mesas cobertas, sendo uma para as bíblias e a outra para os crucifixos dispostas em frente ao presbitério. Antes, porém, os catequistas deveriam se reunir com o padre para alinhamento do ritual,
tomando como fonte a partir do número 314 do RICA.

Sugestão para o ritual:

I. Antes de iniciar a missa, com uns vinte minutos de antecedência, organizar uma procissão de entrada com as crianças, pais, padrinhos e introdutores e o padre recebendo-os à frente do altar eucarístico (Canto);

II. Uma (Um) Catequista faz a chamada dos catequizandos. Quando chamadas, as crianças levantam o braço direito e respondem em alta voz: “Eis-me aqui Senhor”!

III. Saudação e exortação pelo presidente da celebração (RICA 317);

IV. Diálogo do padre com as crianças (RICA 318);

V. Diálogo do padre com os pais, padrinhos, introdutores e assembleia (RICA 320);

VI. Assinalação da fronte e dos sentidos e entrega do crucifixo (RICA 322);

VII. Após a homilia da missa: Entrega do livro da Palavra de Deus (RICA 328).

Bem, queridas e queridos catequistas, esse método com certeza é bem mais trabalhoso, mas, sem sombra de dúvidas é mais eficaz. Temos o privilégio de educar os nossos irmãos na fé, e na nossa missão, o que é mais importante é fazer com todos conheçam, amem e sirvam ao Senhor. Por isso, nos esforcemos para fazermos cada vez mais (eficiência) e melhor (eficácia), e que tudo seja para honra e glória do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Luiz Carlos Ramos da Silva

Título Original: Planejamento e programação para Catequese de 1ª Comunhão


Site: Catequese e Bíblia
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário