A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Com Maria, na Bíblia - Parte Final


Para o protestantismo, Maria é apenas uma "mulher como qualquer outra"; suas únicas menções praticamente são as poucas, feitas nos evangelhos, porém, quando fazemos uma verdadeira reflexão, vemos e sentimos Maria em "toda" a Bíblia. As vésperas do Mês de Maria, este artigo em série, do site NOS PASSOS DE MARIA, vem nos mostrar aquilo que o protestantismo infelizmente ignora; um dos fatores que o torna tão pobre e superficial.
Henrique Guilhon


Nos Passos de Maria

Por vezes, pensa-se que a Virgem não é muito evocada na Bíblia... 


Continuando

MARIA NO NOVO TESTAMENTO- SEGUNDO GÁLATAS 


Faremos um estudo mais detalhado, em ordem cronológica, dos livros bíblicos do Novo Testamento que falam explicitamente de Maria. São eles: 

- Gálatas (as informações mais antigas sobre Maria) 

- Livro escrito por volta do ano 50 d.C. 

- Marcos (escrito por volta do ano 60 d.C) 

Mateus (escrito por volta do ano 70 d.C) 

Lucas (escrito por volta do ano 70 d.C.) 

Atos (também escrito por volta do ano 70 d.C) 

João (escrito por volta dos anos 90-100 d.C) 

Apocalipse (também escrito por volta dos anos 90-100 d.C) 

I - GÁLATAS. 

Por conter a informação mais antiga sobre Maria, analisaremos um único versículo referente ao estudo mariano. Gal 4, 4. Eis o texto: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." 

CONTEXTO: 

O tema central deste versículo é sobre a ENCARNAÇÃO do FILHO DE DEUS, ou seja, o modo através do qual Deus quis vir ao encontro do homem. E isso se deu na "plenitude dos tempos", isto é, quando o Pai envia o seu Filho ao mundo os tempos do desígnio divino atingem a sua "plenitude". A encarnação de Cristo é o ponto culminante desta etapa. 

E Maria é colocada exatamente nesse vértice do plano redentor. Através do seu ministério materno, o Filho do Pai, preexistente ao mundo, se radica na cepa da humanidade. 

Ela é a MULHER que o reveste com a nossa carne e o nosso sangue. São Paulo quer mostrar com isso a condição real e humana de Jesus. O apóstolo declara que a pessoa de Maria está vitalmente vinculada ao projeto salvífico de Deus. 

MARIA NOS OUTROS ESCRITOS DA IGREJA 

Se, no Novo Testamento, encontramos poucas alusões à Virgem Maria, são muitos os outros escritos, pertencentes ao tesouro da Igreja, que evocam a Mãe de Jesus. 

Primeiramente, temos os escritos da Tradição: dogmas e ensinamentos do Magistério da Igreja (pontifical, conciliar, apostólico), textos e homilias dos Padres da Igreja, textos da liturgia, tratados dos Doutores da Igreja; 

Há, também, escritos e comentários exegéticos dos teólogos;e ainda, os numerosos testemunhos dos grandes místicos reconhecidos e canonizados; 

há, enfim, os inumeráveis “Evangelhos Apócrifos” (1): estes escritos constituem mesmo a maior fonte de informação sobre a vida da Mãe do Cristo, porque foram redigidos na época e por pessoas diretamente relacionadas com a vida da Santa Família. 

Ainda que esses escritos não sejam canônicos(2), muitos deles são considerados escritos fidedignos e são citados, algumas vezes, pela própria Hierarquia da Igreja e seu Magistério. 

(1) O termo « apócrifo » (do grego apockryphos = escondido) designa um texto geralmente atribuído a um escritor próximo do meio ou da época do Cristo, mas que não foi incluído no cânone das Escrituras bíblicas cristãs. 

(2) O Cânone (do grego kânon = regra) é a lista das Escrituras cristãs reconhecidas como inspiradas. Um livro é “canônico” quando faz parte da Bíblia, e nisto difere do livro “apócrifo”. 

Fontes Consultadas: 

Catolicanet.com.br 

Comunidade Católica Shalon 

Mariedenazareth.com 

Acrescento a este artigo, um pouco de Mariologia bíblica, retirada da Bíblia Sagrada, Edições Paulinas, edição aparentemente extinta.
Henrique Guilhon

Antigo Testamento

Promessa de Corredentora - Gen. 3,15
Oráculo a respeito da Virgem que concebe e dá a luz - Is. 7,14
Da raiz de Jessé - Is. 11,1
Da Mulher que circunda o Homem - Jer. 31,22
Da Genitora de Belém - Miq. 5,2-3
Com sentido consequente ao de Cristo - Eclo. 24,1ss; Prov. 8,22ss; Sl. 15,10
Indiretas por meio de figuras - Jdt. 13,16; 18-20; 15, 9-10; Est. 10,10; Cânt. 795-796ss
Por meio de símbolos - Gên. 28,17; Ex. 3,2; Jz. 6,37; Is. 45,8; 66,7; Cânt. 2,2; 4,4; 7-16.12; 5,2; 6,10; 7,5; 8,5; Sl. 18,6; 45,131,8

Novo Testamento

Anunciação - Lc. 1,26-38
Visita a Isabel - Lc. 1, 39-80
Desponsórios com José - Mt. 1,19-25
Nascimento de Jesus - Lc. 2, 1-21
Apresentação, Purificação, Profecias de Simeão - Lc. 2,22-38
Contemplação dos Magos - Mt. 2,1-12
Fuga para o Egito - Mt. 2,13-28
Perda de Jesus - Lc. 2,41-52
Obediência a Maria e a José - Lc. 2,51
Intercessão em Caná (primeiro milagre de Jesus, verdadeiramente antecipado, ao seu pedido) - Jo. 2,1-12
Durante a vida pública de Jesus - Mt. 12,46-50
Declarada Bem-Aventurada - Lc. 11,27-28
Presente no Calvário - Jo. 19,25-27
No Cenáculo de Pentecostes - At. 1,14; 2,1
Sua glorificação - Ap. 12

Foto: Web 

Título Original: Maria na Bíblia 



Site: Nos Passos de Maria 
Editado por Henrique Guilhon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário