A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Uma refutação sobre um programa de TV - "A História do Papado" - Parte 14 (Final)


Apologistas Católicos


Poucos dias após a renúncia de Bento XVI e a eleição do Papa Francisco, o seriado "Evidências", produzido pela TV Novo Tempo (ligada à igreja Adventista, contando com o apoio cultural da sua Casa Publicadora Brasileira [30:18]), dedicou todo um programa à "História do Papado"[0], apresentado e narrado pelo "teólogo e arqueólogo" Rodrigo Silva [00:34 / 30:13] que, segundo afirmava, pretendia "contar um pouco da história dos Papas" [01:27], expondo as coisas segundo "fatos históricos, bíblicos e proféticos" [27:27].

Continuando

- "A menos que haja duas verdades - e não há! - eu tenho muitas vezes que optar entre o que diz a Bíblia e o que ensinam as bulas papais. E, entre ambos (...) eu prefiro ficar com a Bíblia" [29:28].

Outro ponto que demonstra que o apresentador não era tão convertido assim ao Catolicismo, pois, se o fosse, saberia muito bem que as bulas papais (e demais documentos pontifícios e curiais) não fazem "competição" com a Bíblia Sagrada ou com a Sagrada Tradição, mas as aplicam, exortam, explicam, etc., tudo dentro do devido contexto histórico vivido pelos Papas (ou outras autoridades eclesiásticas) signatários... Isto porque o Papado está a serviço de Cristo e da Igreja e não do anticristo; daí a autoridade da Igreja, a esposa de Cristo:

- "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mateus 16,18);

- "Quem vos ouve, a Mim ouve; e quem vos rejeita, a Mim rejeita. E quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou" (Lucas 10, 16).

- "Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano" (Mateus 18,17).

- "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a Si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível" (Efésios 5,25b-27).

- "A Igreja do Deus vivo é a coluna e o fundamento da verdade" (1Timóteo 3,15).

Mais claro, impossível... Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça...

- "Seja fiel ao que diz a Palavra de Deus" [29:59].

Não podemos esquecer aqui que o cânon da Bíblia foi definido pela Igreja Católica no século IV d.C., e que o primeiro livro do Novo Testamento surgiu mais de vinte anos após a Ressurreição e Ascensão de Cristo, o que significa, por óbvio, que a Tradição oral da Igreja antecedeu os escritos do Novo Testamento, de modo que estes apenas reproduzem uma parte dessa Tradição transmitida verbalmente pelos Apóstolos e seus sucessores.

Com efeito o que vem a ser realmente a Palavra de Deus a que devemos permanecer fiéis?

1. A Sagrada Tradição

2. A Sagrada Escritura (Antigo Testamento + Novo Testamento)

3. O Sagrado Magistério

Finalmente, devemos dizer que, embora a fundadora do Adventismo, sra. Ellen Gould White, muito fale das Escrituras e muito contradiga a Tradição e o Magistério da Igreja Católica, o fato é que ela mesma segue uma tradição que nem mesmo as igrejas ditas protestantes aceitam, como também impõe aos seus fiéis adventistas um magistério fundado nas suas profecias pessoais e interpretações bem particulares das Escrituras (especialmente as do livro de Daniel), esquecendo-se que São Pedro, homem certamente inspirado (independentemente de a profetiza considerá-lo ou não Papa), tenha ensinado que: "Nenhuma profecia é de particular interpretação" (2Pedro 1,20). Com efeito, voltam-se contra ela as palavras que ela própria escreveu em "O Grande Conflito" (págs. 525-526, tal como o vômito retorna ao cachorro (Provérbios 26,11):

- "As interpretações vagas e imaginosas das Escrituras, as muitas teorias contraditórias concernentes à fé religiosa, as quais se encontram no mundo cristão[24], são obra de nosso grande Adversário para confundir o espírito de tal maneira que não saiba distinguir a verdade[25]. E a discórida e divisão que há entre as igrejas da Cristandade são em grande parte devidas ao costume que prevalece de torcer as Escrituras, a fim de apoiar uma teoria favorita[26]. Em vez de estudar cuidadosamente a Palavra de Deus com humildade de coração, a fim de obter conhecimento de Sua vontade, muitos procuram apenas descobrir algo singular ou original[27]. Com o intuito de sustentar doutrinas errôneas ou práticas anticristãs, alguns apanham passagens das Escrituras separadas do contexto, citando talvez a metade de um simples versículo, como prova de seu ponto de vista, quando a parte restante mostraria ser bem contrário o sentido. Com a astúcia da serpente, entrincheiram-se por trás de declarações desconexas, interpretadas de maneira a convir a seus desejos carnais. Muitos assim voluntariamente pervertem a Palavra de Deus. Outros, possuindo ativa imaginação, lançam mão das figuras e símbolos das Escrituras Sagradas, interpretam-nos a seu bel-prazer, tendo em pouca conta o testemunho das Escrituras como seu próprio intérprete, e então apresentam suas fantasias como ensinos da Bíblia[28]".

Teria sido muito bom se a sra. White tivesse "se olhado no espelho" e sabido aplicar na prática o que ela mesma escreveu. Típico caso de ter uma trave no olho (cf. Mateus 7,3) que infelizmente acomete muitos até hoje...

Pax Christi!


Uma pequena reflexão

Irmãos (ãs) leitores (as)

Depois de tudo o que aqui foi exposto, demonstrado, comprovado, verificado, refletido... pergunto: Quem foge da verdade? O catolicismo ou o protestantismo?
Quem precisa conhecer a verdade para ser liberto? O catolicismo ou o protestantismo?
Quem distorce, forja, deturpa, frauda... a verdade? O catolicismo ou o protestantismo?
Só resta-me dizer: "Só Jesus na causa!"
Henrique Guilhon

NOTAS

[0] O programa refutado pode ser assistido no YouTube
[1] Veja-se, p.ex.: o livro "O Grande Conflito", de Ellen Gould White (Casa Publicadora Brasileira); o livreto "Conhecereis a Verdade", de Alfons Balbach (Editora Missionária A Verdade Presente; Itaquaquecetuba-SP; 3a ed., s/data); e o folheto "A Última Advertência", de autor anônimo (Editora Missionária A Verdade Presente; Itaquaquecetuba-SP; s/data). 
[2] Quanto aos duvidosíssimos ensinamentos da sra. Ellen Gould White, consulte-se as seções "Bibliografia" e "Sites", mais abaixo. 
[3] RAY, Steeve. "Carta a um Fundamentalista". Apostolado Veritatis Splendor. Acessado em 16.05.2013. 
[4] Cf. PAPIAS DE HIERÁPOLIS in Eusébio de Cesareia, "História Eclesiástica" 3,39,6; IRENEU DE LIÃO, "Contra as Heresias" 2,1,1; ORÍGENES DE ALEXANDRIA etc. 
[5] KEATING, Karl. "Quem é a pedra: Jesus ou Pedro?". Apostolado Veritatis Splendor. Acessado em 13.05.2013. 
[6] NABETO, Carlos Martins Nabeto. "A Fé Cristã Primitiva: Coletânea de Sentenças Patrísticas". São Paulo: Clube de Autores, Edição Master, 2012. 
[7] ARMSTRONG, Dave. "50 Provas Bíblicas de que Pedro fora o primeiro Papa". Apostolado Universo Católico. Este artigo também pode ser encontrado na Internet em outra tradução sob o título "50 Provas do Primado Petrino e do papado tiradas do Novo Testamento". 
[8] Como, aliás, reconhece ao menos em tese a própria fundadora do Adventismo do 7o Dia, a sra. Ellen Gould White, em sua obra "A Grande Esperança" (Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011, pág. 65): "Mas Deus terá um povo que mantém a Bíblia, e a Bíblia somente, como padrão de todas as doutrinas e a base de todas as mudanças. As opiniões de intelectuais, as deduções da ciência, as decisões de concílios eclesiásticos, a voz da maioria - nenhuma dessas coisas, nem todas em conjunto, deveriam ser consideradas como prova a favor ou contra qualquer doutrina. Devemos exigir um 'assim diz o Senhor'". 
[9] No caso específico do Adventismo do 7º Dia, seu "magistério" é principalmente constituído pelas interpretações bíblicas e profecias particulares da sua fundadora, Ellen Gould White; e suas "tradições" decorrem principalmente de doutrinas, disciplinas e costumes herdados de outras denominações protestantes mais antigas como a própria doutrina da Sola Scriptura, herdada dos luteranos, e as interpretações pessoais de adventistas mais antigos, que não observavam o sábado, mas tinham uma concepção muito particular de fim do mundo, como William Miller (1782-1849) que, por sua vez, tinha origem batista. 
[10] PACWA, Mitch. "Call no Man Father", in Revista "This Rock". Estados Unidos, janeiro de 1991. 
[11] Segundo a tabela constante do livro "A Reconquista do Homem", do adventista Carlos A. Trezza, (Santo André-SP: Casa Publicadora, 2a ed., s/data, pág.223), o Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo João entre os anos 95 e 96, na época do pontificado de Clemente I. 
[12] Manter a unidade da Igreja é um dos ofícios mais básicos de Pedro, já que, como vimos, cabe a ele confirmar os irmãos na fé. Não a toa, escreve Inácio de Antioquia (+107) à Igreja de Roma, que "preside ao amor": "Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja que recebeu a misericórdia, por meio da magnificência do Pai Altíssimo e de Jesus Cristo, seu Filho único (...); à Igreja que preside na região dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada feliz, digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que preside ao amor, que porta a Lei de Cristo, que porta o nome do Pai: eu a saúdo em nome de Jesus, o Filho do Pai (...) Nunca tiveste inveja de ninguém; pelo contrário, ensinaste aos outros. Quanto a mim, desejo guardar o que ensinais e preceituais (...) Em vossa oração, lembrai-vos da igreja da Síria que, em meu lugar, tem Deus por pastor. Somente Jesus Cristo e o vosso amor serão nela o bispo" ("Epístola aos Romanos" Prefácio; 1,1; 3,1; 9,1). 
[13] Cf. EUSÉBIO DE CESAREIA, "História Eclesiástica" 3,16,1; 4,23,9-11. Na tradução feita pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (Rio de Janeiro: CPAD, 1a ed., 1999), ao invés de alegria, lemos palavras ainda mais fortes: "Hoje passamos o santo dia do Senhor (=domingo), em que lemos tua epístola (=a do Papa Sótero). Ao lê-la, devemos sempre ter nossa mente suprida de admoestações, como temos do que nos foi escrito antes por Clemente". 
[14] Cf. TERTULIANO DE CARTAGO, "Da Prescrição dos Hereges" 32,1-2. 
[15] BETTENCOURT, Estêvão Tavares. "Diálogo Ecumênico: Temas Controvertidos". Rio de Janeiro: Lumen Christi, 3a ed., 1989. 
[16] Cf. "CACP está entre os Piores Sites Apologéticos do Brasil". Blog "Sétimo Dia": http://setimodia.wordpress.com/2009/05/22/os-piores-sites-apologeticos-do-brasil/. Acessado em 14.05.2013. 
[17] Escreve Luiz Gustavo S. Assis (ao que tudo indica adventista): "Esse assunto teve início com um incidente envolvendo W. W. Prescott, um dos pioneiros da segunda geração adventista. Um evangelista chamado C. T. Everson visitou o Museu do Vaticano e tirou algumas fotografias de diversas tiaras papais, usadas ao longo dos séculos. Nenhuma inscrição havia em sequer uma delas. Prescott foi autorizado para utilizar as fotos na ilustração de um dos seus artigos. Porém, a Southern Publishing Association, quando preparava a publicação da versão atualizada da obra de Smith, contratou um artista que inseriu as palavras 'Vicarius Filii Dei'. A sede mundial da IASD ordenou que a impressão fosse interrompida e que removessem as fraudes fotográficas. Em 1935, a revista [católica] 'Our Sunday Visitor' desafiou o períodico adventista 'Present Truth', que nessa época tinha como editor Francis D. Nichol, a provar que a expressão 'substituto do Filho de Deus' era um título oficial do papa. Nichol consultou a Prescott para solucionar esse problema. Prescott afirmou que não era possível responder ao desafio, já que os adventistas baseavam essas argumentações em fontes questionáveis. Devido esse incidente, a sede mundial da IASD sugeriu que tal interpretação jamais fosse utilizada novamente. Ironicamente, hoje esta é a interpretação mais popular entre os adventistas" (in "'Vicarius Filli Dei: sua origem e uso na IASD como interpretação de Apocalipse 13:18". UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo, VII Jornada Bíblico-Teológica, in revista Kerygma, Ano 3, No 2, 2007, págs. 92-95). 
[18] Na verdade, o programa apenas repete a tradição que recebeu de sua "profetiza" Ellen Gould White: "A profecia declarara que o papado havia de cuidar 'em mudar os tempos e a lei' (Daniel 7,25)", conforme lemos em "O Grande Conflito", pág.49. 
[19] Cf. Revista Pergunte e Responderemos no 447, 08/1999, p. 355. 
[20] Para maiores detalhes, ver "Is Jesus simply a retelling of Mithras mythology?". Please Convince Me. Acessado em 14.05.2013. 
[21] Eis a tradução desse versículo segundo a famigerada "Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas", publicada pelos Testemunhas de Jeová: "Por inspiração, vim a estar no Dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma forte voz semelhante à duma trombeta". 
[22] Idem à nota 18, pois a "profetiza" escreveu na mesma obra, na pág. 50: "Para completar a obra sacrílega, Roma pretendeu eliminar da lei de Deus, o segundo mandamento, que proíbe do culto das imagens, e dividir o décimo mandamento a fim de conservar o número deles (...) intrometeu-se também com o quarto mandamento e tentou pôr de lado o antigo sábado, o dia que Deus tinha abençoado e santificado (Gênesis 2:2 e 3), exaltando em seu lugar a festa observada pelos pagãos como 'o venerável dia do Sol'". 
[23] Idem à nota 18, conforme vemos na "tabela comparativa" existente às págs. 447-448 de "O Grande Conflito". 
[24] Entenda-se "no mundo cristão protestante", o que acaba por incluir o próprio Adventismo do 7o Dia, que em suas doutrinas discrepam de todas as outras igrejas protestantes, inclusive de outros ramos do Adventismo. 
[25] Daí a importância de se conhecer a Patrística e, com isto, conhecer o que professavam os cristãos primitivos. Basta ler imparcialmente as suas obras para facilmente se constatar que a fé da "Igreja Primitiva" nada tem a ver com as várias fés protestantes (no plural!), em seus diversos ramos e divisões, mas com a Fé Católica. Ver Nota 6. 
[26] É o caso do próprio Adventismo do 7o Dia, que distorce sobretudo as profecias de Daniel e as "sombras" que são o Antigo Testamento, para sustentar sua denominação à parte de todas as demais 30 mil denominações protestantes... 
[27] No caso do Adventismo do 7o Dia poderíamos assim resumir: adoção dos escritos de Ellen Gould White como inspirados, supervalorização do sábado e do Antigo Testamento, juízo investigativo, etc. 
[28] No caso do Adventismo, um dos melhores exemplos seria a doutrina do "Juízo Investigativo"; ver ARRÁIZ, José Miguel. "Os Adventistas do Sétimo Dia e o Juízo Investigativo". Apostolado Católico Porque... Acessado em 12.05.2013.

BIBLIOGRAFIA

- BETTENCOURT, Estêvão Tavares. Revista Pergunte e Responderemos. Rio de Janeiro: Lumen Christi. Nºs 447, 448. 
- FISCHER-WOOLPERT, Rudolf. "Léxico dos Papas: de Pedro a João Paulo II". Petrópolis: Vozes, 1ª ed., 1991. 
- NABETO, Carlos Martins. "A Fé Cristã Primitiva: Coletânea de Sentenças Patrísticas" (Edição Master). São Paulo: Clube de Autores, 2ª ed., 2012. 
- _________. "A Infalibilidade Papal: refutação ao pseudo-Strossmayer". São Paulo: Clube de Autores, 2ª ed., 2012. 
- MCBRIEN, Richard P. "Os Papas: os pontífices de São Pedro a João Paulo II". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2000. 
- WHITE, Ellen Gould. "A Grande Esperança". Tatuí: Casa Publicadora Brasileira. 2ª ed., 2011. 
- _________. "O Grande Conflito". Tatuí: Casa Publicadora Brasileira. 33ª ed., 1987.

FONTE

NABETO, Carlos Martin. Católico por que: "A História do Papado": uma Refutação a um Programa de TV Adventista. Disponível em: . Acesso em: 23/5/2013


Título Original: "A História do Papado": Uma Refutação a um Programa de TV Adventista


Foto: Web

Site: Apologistas Católicos
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário