A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

sábado, 30 de novembro de 2013

Um alerta: Projeto de Lei que corre o serio risco de se transformar num dispositivo de perseguição religiosa. Veja como reagir


Associação Devotos de Fátima


Caros amigos,

Aparentemente é apenas uma lei a mais.

Dessas centenas de leis inúteis que tramitam pelo Congresso e garantem o emprego de políticos corruptos.

Mas não! 

Algo muito grave está para acontecer.

E eu lhe escrevo porque nós católicos precisamos reagir imediatamente.

Estamos diante de um Projeto de Lei que corre o serio risco de se transformar num dispositivo de perseguição religiosa.

E eu vou lhe explicar o porquê, em breves palavras. Por favor, preste muita atenção. E, depois,se quiser mais detalhes veja aqui.

A Internet hoje virou um meio de primeira necessidade. O mundo não consegue mais funcionar sem ela.

As pessoas pesquisam através dela, os alunos fazem seus trabalhos escolares, muitos a utilizam para entretenimento saudável e, infelizmente, nela predominam as barbaridades, as imoralidades e o pecado…

Ou seja, a Internet é como uma Rua. 

Essa rua tem lugares ruins e lugares bons.

Quem anda por ela precisa saber onde vai, e assumir toda a responsabilidade.

Um pai não vai mandar o filho a uma loja que fica num prédio onde vendem drogas. Uma mãe não vai mandar a filha num local onde se pratica a prostituição.

Ou seja, os pais precisam tomar todos os cuidados, mesmo sabendo que os filhos, na rua, podem enveredar pelos maus caminhos.

Mas aqui vem um aspecto muito importante! 

Antigamente, somente os maus tinham espaço na grande mídia. 

Aqueles que defendiam as boas causas ou a nossa Santa Religião, eram sabotados ou tinham que pagar altos preços, inúmeras vezes impossíveis.

E você, se estivesse desagradado com algo?

Tinha que engolir a seco, pois não tinha com quem reclamar. 

Os ditadores e controladores da grande mídia te massacravam e te confinavam nas quatro paredes de sua casa.

A Internet, paralelamente a tanto mal que circula, acabou sendo um meio do cidadão comum expressar suas ideias.

E também, de ir contra a onda imposta por certa mídia corrupta e tendenciosa.

Então, se você foi a um restaurante e foi mal tratado, tem sites onde pode reclamar. Se você está descontente com um programa de televisão, pode expressar sua opinião na Internet.

E, se você está descontente com a atuação dos políticos que se escondem em seus gabinetes, promovendo leis infames...

...você pode lhes escrever, protestar, manifestar sua indignação e ameaçá-los com a negativa do seu voto nas próximas eleições!

E essa talvez seja uma razão pela qual eles - esses políticos que fogem do eleitor - querem controlar também esse espaço de liberdade que você tem na Internet.

Mas tem algo que pode ser ainda mais grave.

A Internet tem sido para muitos movimentos católicos, como o nosso, um local de apostolado e de evangelização.

Inúmeros sites pregam a Doutrina Verdadeira e dizem para os católicos o que eles podem ou não aceitar. 

· Eles mostram que um católico não pode aceitar nem ficar omisso quando se vota no Congresso projetos que aprovam o chamado "casamento" homossexual. 

· Que um católico precisa reagir quando se ameaça a vida humana com o crime vil do aborto. 

· Que drogas como a maconha não podem ser liberadas, pois destroem o futuro de nossas crianças. 

E assim por diante.

Sem contar o fato de se poder contactar e interagir com movimentos católicos do mundo inteiro.

A UNIÃO FAZ A FORÇA! 

Ou seja, você que outrora era isolado e sua opinião não valia nada, agora tem voz e vez! 

E é disso que o governo e os políticos não estão gostando. E resolveram agir como se nosso país fosse mais uma republiqueta subdesenvolvida. E não o imenso Brasil, um país respeitado, que tem influência no mundo inteiro.


Há um projeto em trâmite na Câmara dos Deputados para LIMITAR o acesso das pessoas a Internet.

Trata-se do chamado “Marco Civil da Internet”.

Um nome que não quer dizer nada, faz parecer algo inóquo e inofensivo.

Mas não se engane!

Se esse projeto for aceito os sites serão monitorados e limitados, de acordo com aquilo que o GOVERNO considerar não ferir os “direitos humanos”.

Você sente como isso se parece com os regimes ditatoriais de Cuba e da Coréia do Norte?

Além disso eu lhe pergunto: Como essa lei vai funcionar num país com os maiores índices de corrupção do mundo, como o nosso?

Onde a lei não vale para todos e sim para
aqueles a quem interessa ao governo e aos
políticos corruptos?

Eles vão querer te enganar. 

Vão começar bonzinhos...

E depois, pouco a pouco, vão tirando do ar os sites que não correspondem ao que eles determinarão como a "linha de pensamento" adequada para o "momento atual".

E no fim, teremos a Perseguição Religiosa realizada por grupos minoritários que querem passar leis que destroem a família.

Uma Perseguição Religiosa inclemente!

Com certeza, o "lobby" homossexual não terá seus acessos impedidos na Internet. Poderão fazer propaganda sem censura. Com certeza, também os abortistas gozarão de liberdade e… 

Com certeza você será manietado, censurado e amordaçado se discordar de tudo isso! 


Nós, católicos, não podemos nos calar.

E você sobretudo, que conhece bem os métodos dos inimigos de Deus:

- Eles começam com um "inofensivo" marco civil que, aparentemente, serviria para impedir civilmente a ação de ilegalidades...

...e em breve passarão para o “marco penal” onde punirão você, eu, e todos aqueles que se manifestarem contra o governo, e até contra projetos de leis infames que tramitem no Congresso.

Não podemos deixar que isso aconteça no Brasil.

Não podemos nos transformar em Cuba ou numa Coréia do Norte. 

O Brasil deve estar entre as grandes Nações respeitáveis do mundo. E não fazendo parte do grupo de paísesminoritários, totalitários e ditatoriais. 


Ajude-nos a salvar o pouco de liberdade que ainda existe em nosso país.

Só assim poderemos continuar defendendo a Santa Igreja de Jesus Cristo.

Que Nossa Senhora de Fátima interceda pelo Brasil diante de mais esse obstáculo.

Marcos Luiz Garcia
Orientador e Conselheiro de Campanhas
Associação Devotos de Fátima

Site: Mensagem via email
Editado por Henrique Guilhon 

É preciso pensar também com o coração para entender os sinais dos tempos, diz Papa em Pensamento cristão

Da Redação, com Rádio Vaticano



Especiais Papa Canção Nova


É preciso pensar também com o coração para entender os sinais dos tempos, diz Papa em
Pensamento cristão

Na Missa de ontem, sexta-feira, 29, na Casa Santa Marta, Papa Francisco concentrou-se sobre o pensamento cristão. Ele enfatizou que o cristão pensa segundo Deus e por isso rejeita pensamentos frágeis e uniformes. O Santo Padre também lembrou a necessidade de pensar com o coração e o espírito interior para entender os sinais dos tempos.

O Senhor ensina seus discípulos a compreender os sinais dos tempos, mas, segundo o Papa, sem pensar com o coração e o espírito interior não é possível compreender o caminho de Deus na história. “O Senhor quer que nós entendamos o que acontece: o que acontece no meu coração, na minha vida, no mundo, na história…O que significa isto que acontece agora? Estes são os sinais dos tempos!”.

Em contrapartida, Francisco lembrou que o espírito do mundo traz outras propostas, porque não quer um povo, mas uma massa sem pensamento e sem liberdade, que segue pelo caminho da uniformidade.

“O pensamento uniforme, igual, fraco, um pensamento assim difuso. (…) Aquilo que o espírito do mundo não quer é o que Jesus nos pede: o pensamento livre, o pensamento de um homem e de uma mulher que são parte do povo de Deus e a salvação é propriamente isto!”.

Mas nesse processo de entender os sinais dos tempos, o Papa ressaltou que o homem precisa da ajuda de Deus e o Espírito Santo dá como presente este dom da inteligência para entender, e para não se deixar levar pelo que os outros dizem.

“É belo pedir ao Senhor esta graça, que nos envie o seu espírito de inteligência, para que não tenhamos um pensamento fraco, uniforme e segundo os próprios gostos: somente tenhamos um pensamento segundo Deus, de mente, coração e alma. Com este pensamento, que é dom do Espírito, procurar o que significam as coisas e entender bem os sinais dos tempos”, concluiu.


Site: Especiais Papa Canção Nova
Editado por Henrique Guilhon

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As bases bíblicas de Maria como Rainha do universo


Veritatis Splendor

Por Jorge Arturo Rodriguez Reyna

Nossos irmãos protestantes ficam chocados quando ouvem que nós católicos nos referimos à Maria como "Rainha do Universo". E para tentar justificar a sua oposição, citam referências bíblicas, em relação ao culto proibido por Deus à "rainha dos céus":

"Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, para provocarem minha ira" (Jeremias 7,18).



Segundo eles, isso seria argumentar em seu favor que Deus está contra nós consideramos Maria como "Rainha do Universo". Mas se você tomar um pouco mais de tempo e analisar a palavra de Deus com cuidado e sem preconceito anti-católico, o aviso e a condenação para esse culto foram para deusas pagãs: Astarte, Ishtar, Afrodite, entre outros nomes. Por outro lado, essas "deusas" eram adoradas - como sabemos e ensina a Igreja Católica, devemos adorar somente a Deus - e, por isso, era óbvio que o Senhor proibiu. Além disso, o amor que nós dedicamos à Maria, Mãe de Deus e Rainha do Universo, é de veneração, que é apenas um especial respeito e amor, mas nunca adoração, como argumentam alguns irmãos protestantes erroneamente mal informados. Vale destacar que o culto de veneração é diferente, como demonstrado em um artigo anterior (1).

Vamos ver que se nós católicos consideramos Maria como "Rainha do Universo" não é para tirar a honra, glória e honra de nosso Senhor Jesus "Rei do Universo", mas apenas o fato de que Jesus é Rei, é precisamente o que confere o título de Rainha à Maria, pois é sua mãe. Sabemos que tudo está sujeito ao Rei, e que Rainha não tira qualquer poder ou domínio do rei. O título de Maria é um título de honra por ser a Mãe do Rei, o Senhor Jesus.

Amigos protestantes vão pensar que esta afirmação é uma invenção ou capricho, que é apenas uma discussão inútil sem o apoio bíblico. Só para eles e para os meus irmãos católicos é que, em seguida, cito referências bíblicas para justificar o título de Rainha que tem a mãe de Jesus.

Quando o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela vai conceber Jesus, por sua vez faz com que ela saiba que seu filho receberá o trono de Davi, seu pai, e ele reinará sobre Jacó para sempre.

"O anjo disse:" Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus, que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi , o reinado de seu pai sobre a casa de Jacó para sempre, e o seu reino não terá fim "(Lucas 1,30-33).

Se Deus Pai deu a Jesus o trono de Davi – que segundo o anjo é trono de seu pai -, é óbvio que esta regra vai manter as suas disposições habituais, manter a sua estrutura, de modo que foi chamado pelo anjo de "trono de Davi", porque não simplesmente dizer vai ser Rei, mas esclarece que esta regra vai estar no "trono de Davi". Lembre-se também que o próprio Senhor havia prometido a Davi que seu reino ficaria para sempre, que seu trono manter-se-ia firme para sempre.

"Tua casa e teu reino serão firmados para sempre diante de mim, o seu trono será firme, para sempre "(2 Samuel 7,16).

Agora, se nós concordamos que o reino de David vai durar para sempre - a promessa do próprio Deus - e Jesus é agora o rei do reino de Davi como aquele que recebeu este trono, vemos que o reino de David, a mãe do rei, veio a ser a rainha, é por isso que quando a Bíblia fala do início do reinado de cada um dos reis de Judá - a dinastia de Davi - mencionado automaticamente o nome de sua mãe, uma vez que eram as rainhas e esposas. Em outras palavras, o reino de Davi teria como rainha a Mãe do Rei:

"E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá. Roboão tinha quarenta e um anos quando começou a reinar ... nome de sua mãe era Naamá , amonita "(1 Reis 14,21).

"No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias tornou-se rei de Judá. Reinou três anos em Jerusalém e nome de sua mãe era Maaca , filha de Absalão "(1 Reis 15,1-2).

"Acazias tinha vinte anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Atalia , neta de Onri, rei de Israel "(2 Reis 8:26, 2 Crônicas 22,02).

"No sétimo ano de Jeú que Joás começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém, e do nome de sua mãe era Sebia de Beersheba (2 Reis 12:1, 2 Crônicas 24,1).

"No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá ... O nome de sua mãe era Jecolia e Jerusalém "(2 Reis 15,1-2).

"No segundo ano de Peca, filho de Romelia, rei de Israel, Jotão, filho de Uzias, rei de Judá ... e nome de sua mãe era Jerusa a filha de Zadok "(2 Reis 15:32-33 , 2 Crônicas 27,1).

"No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, Abias tornou-se rei de Judá ... e nome de sua mãe era Micaías , filha de Uriel de Gibeá (2 Crônicas 13:1-2).

"E Jeosafá reinou sobre Judá. Ele tinha trinta e cinco anos quando começou a reinar, .... E o nome de sua mãe era Azuba , filha de Sili "(2 Crônicas 20,31).

"Amazias tinha vinte anos quando começou a reinar, e reinou 29 anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã e Jerusalém "(2 Crônicas 25,1).

"Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jecolia e Jerusalém "(2 Crônicas 26,3).

"Ezequias começou a reinar quando tinha 20 anos de idade, e reinou 29 anos em Jerusalém. nome de sua mãe era Abia , filha de Zacarias "(2 Crônicas 29,1).

Talvez me dirão meus irmãos protestantes que as citações referidas não mencionam especificamente que as mães de reis, rainhas são, no entanto, vale lembrar que, quando Bate-Seba, mãe de Salomão - na verdade, que era o rei no trono do David - veio falar com ele, Salomão imediatamente prostrou-se diante de sua mãe como um sinal de veneração e também depois de se sentar no seu trono, ele colocou outro trono à sua direita, para se sentar neste trono sua mãe. Não é à toa: quem se senta em um trono? A resposta é óbvia: só um rei ou rainha, por isso é um trono, caso contrário seria apenas um lugar, nada mais. E se o rei faz com que sua mãe se sentar em um trono, é porque sua mãe é uma rainha:

“Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, prostrou-se diante dela e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita: Tenho um pequeno pedido a fazer-te, disse ela; não mo recuses. Pede, minha mãe, respondeu o rei, porque nada te recusarei.” (1 Reis, 2,19-20).

Diante do exposto, é possível que todavia, alguém não queria aceita que no reino de Davi, a mãe do rei é a rainha, pois alguns querem a citação textual, quando não se dão conta da incoerência de se pedir uma citação bíblica para tudo o que crêem. Pois, verão, caríssimos irmãos que, sim existe essa citação. No primeiro livro dos Reis e segundo de Crônicas, podemos encontrar que o rei Asa tirou de sua mãe Maaca o título de rainha, pois esta praticou a idolatria. Nota-se claramente que o título não foi negado à sua mãe, mas tirado dela. Ora, se foi tirado é porque o possuía.

“O rei Asa destituiu até de sua posição de rainha sua mãe Maaca, por ter feito um ídolo de asserá. Asa destruiu a imagem, deixou-a em pedaços e a queimou no vale de Cedron.” (2 Cron 15,16; 1 Reis 15,13).

Como podemos notar, está claramente demonstrado que no reino de Davi - o quel tem a Nosso Senhor Jesus Cristo como Rei - a mãe do rei tinha por sua vez, o título de rainha. Sendo assim, não havendo nada que diga ao contrário em relação a mudança a essa prerrogativa que a mãe do rei possui, é natural que nós católicos consideremos Maria, mãe do Senhor, como Rainha do Universo, posto que Jesus é o Rei do Universo.

De agora em diante, irmão protestante, eu te peço que antes que tu me solicites uma citação bíblica que diga que Maria é Rainha, me dê você uma citação bíblia que afirme que Jesus retirou de Sua Mãe, o título de Rainha. Onde a Escritura diz que Jesus retirou essa prerrogativa de Maria? Se Jesus reina no trono de Davi, por consequência Sua mãe é Rainha.

Por último, eu peço que reflita, amigo protestante. A Sagrada Escritura nos ensina que os que pertencem a Cristo reinarão com Ele. Tu crês nele, claro que sim, estou certo disso. Em outras palavras, não te escandalizas pensando e crendo que serás rei junto ao Senhor, pois sua palavra diz que sim, sem embargo, te escandalizas porque nós católicos cremos que Maria, a Mãe do Senhor, é Rainha. Não te parece uma incoerência?

“Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!” (Romanos 5,17).

“Se soubermos perseverar, com ele reinaremos.” (2 Timóteo 2,12).

Por acaso, não se manteve Maria firme junto a Jesus, aceitando ser sua mãe (Lucas 1,38), em sua viagem ao Egito (Mateus 2,13-14), buscando-o quando se perdeu em Jerusalém (Lucas 3,43-48), acompanhando-o durante sua vida pública (Marcos 3,32), ao é da cruz (João 19,25), junto no princípio da Igreja (Atos 1,14)? Acaso Maria não recebeu em abundância a graça de Deus, tanto que assim o anjo a chamou de "cheia de Graça" (Lucas 1,28)? E se para aqueles que perseveram firme com o Senhor, Ele promete quer são reis para reinar ao seu lado, por que você se escandaliza, irmão protestante, se Maria que melhor cumpriu todas essas promessas, ser considerada e reconhecida como Rainha?

Traduzido por Alessandro Lima, para o Veritatis Splendor, do original em espanhol "¿Existe base bíblica para afirmar que María es reina del universo?", do site http://www.apologeticacatolica.org.

Título Original: Há base bíblica para afirmar que Maria é rainha do universo?


Site: Veritatis Splendor
Editado por Henrique Guilhon

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dioceses do Brasil realizam Vigília pela Vida Nascente



CNBB

Atendendo a proposta feita em 2010, pelo, então, papa Bento XVI, dioceses e paróquias no Brasil realizarão a “Vigília pela Vida Nascente”, no dia 30 de novembro. O objetivo é inserir a vida no conteúdo da oração, para que seja reconhecido seu valor fundamentado na sua fonte divina.

De acordo com o bispo de Camaçari (BA), e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini Vigília da Vida Nascente é um “momento precioso” para pensar na ocasião que é o natal. “A vinda do filho de Deus para habitar entre nós, na condição de uma criança que nasce do ventre de uma mulher, é refletir sobre a vida que está nascendo e que se abre para uma esperança infinita”, afirmou.

Para dom Petrini, sempre há esperança com nascimento de uma criança. “Pode ser alguém que vem contribuir para o bem deste mundo de uma maneira extraordinária”, disse o bispo ao recordar-se do nascimento de Jesus. “Daquela vida tão frágil que surgia do ventre da Virgem Maria, estava sendo gestado o próprio Deus encarnado”, completou.

Para realizar a Vigília, a sugestão é que em cada localidade do Brasil sejam criadas oportunidades de oração e reflexão sobre a vida. “Em clima de festa, pela chegada de Jesus, o filho de Deus, se reflete sobre a vida nascente por meio de cantos, de orações, momentos de reflexão”, sugere dom Petrini.

Foto: Karindalziel (creative commons)


Site: CNBB
Editado por Henrique Guilhon

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Reafirmando o combate ao aborto o Papa pede compaixão para as abortistas


Papa Francisco. Foto: ACI Prensa

AciDigital

O Papa Francisco reafirmou em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium a postura da Igreja a favor dos não-nascidos e de rechaço absoluto ao aborto e pediu aos fiéis que façam mais para acompanhar as mulheres que recorreram a esta prática devido a difíceis situações como um estupro ou a pobreza extrema. 

No numeral 213 da exortação, o Papa assinala que a Igreja quer cuidar com predileção "também os nascituros, os mais inermes e inocentes de todos, a quem hoje se quer negar a dignidade humana para poder fazer deles o que apetece, tirando-lhes a vida e promovendo legislações para que ninguém o possa impedir. Muitas vezes, para ridiculizar jocosamente a defesa que a Igreja faz da vida dos nascituros, procura-se apresentar a sua posição como ideológica, obscurantista e conservadora; e no entanto esta defesa da vida nascente está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano. Supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento”. 

O Santo Padre ressalta que o ser humano não nascido “É fim em si mesmo, e nunca um meio para resolver outras dificuldades. Se cai esta convicção, não resta fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos direitos humanos, que ficariam sempre sujeitos às conveniências contingentes dos poderosos de turno".

"Por si só a razão é suficiente para se reconhecer o valor inviolável de qualquer vida humana, mas, se a olhamos também a partir da fé, «toda a violação da dignidade pessoal do ser humano clama por vingança junto de Deus e torna-se ofensa ao Criador do homem»".

No numeral 214, o Papa afirma que "precisamente porque é uma questão que mexe com a coerência interna da nossa mensagem sobre o valor da pessoa humana, não se deve esperar que a Igreja altere a sua posição sobre esta questão. A propósito, quero ser completamente honesto. Este não é um assunto sujeito a supostas reformas ou «modernizações»”. 

“Não é opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana. Mas é verdade também que temos feito pouco para acompanhar adequadamente as mulheres que estão em situações muito duras, nas quais o aborto lhes aparece como uma solução rápida para as suas profundas angústias, particularmente quando a vida que cresce nelas surgiu como resultado duma violência ou num contexto de extrema pobreza".

“Quem pode deixar de compreender estas situações de tamanho sofrimento?”, indaga o Papa em seu recente documento.

“Pequenos mas fortes no amor de Deus, como São Francisco de Assis, todos nós, cristãos, somos chamados a cuidar da fragilidade do povo e do mundo em que vivemos”, conclui a parte da exortação que trata mais especificamente do cuidado da vida humana e da criação toda.

Título Original: Evangelii Gaudium: O Papa reafirma rechaço ao aborto e pede compaixão para as mulheres que abortaram


Site: AciDigital
Editado por Henrique Guilhon

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Deus castiga seus filhos?



Dicionário da Fé

A. O Castigo de Deus

Introdução

A chave do problema está em querermos ‘explicar tudo’. Quando deparamos com questões embaraçosas, remetemo-las a ‘mentalidade da época’, ‘costumes vigentes’, ‘práticas comuns daqueles povos’... etc. 

Isto, na prática, resulta em ‘podas’ na Palavra de Deus, isto é, retiramos a inspiração devida de determinado episódio ou narrativa bíblica. E nós sabemos quão desastrosas são as conseqüências de tais práticas. Basta lembrar: 

- A Desmitificação proposta por Bultmann(1). 

- O Marcionismo(2), dentre outras. 

Outro ponto polêmico é a questão do castigo. 

- Deus Castiga? - Perguntam os estudiosos através dos tempos. 

As Escrituras 

Giezi, O servo do profeta Eliseu: 

2Rs 5,27: A lepra de Naamã se pegará a ti e a toda a tua descendência para sempre. E Giezi saiu da presença de Eliseu coberto de uma lepra branca como a neve. 

Pr 3,12: porque o Senhor castiga aquele a quem ama, e pune o filho a quem muito estima. Ecl 30,1: Aquele que ama seu filho, castiga-o com freqüência, para que se alegre com isso mais tarde, e não tenha de bater à porta dos vizinhos. 

Deus não poupou seu próprio Filho(Rm 8,32): 

Is 53,5: Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. 

Jesus falou do rigor do castigo... 

Mt 23,33: Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno? Mt 25,46: E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna. 

...e do castigo proporcional: 

Lc 20,47: que devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Eles receberão castigo mais rigoroso. 

São Paulo, reconhecendo-se pecador, aplicava o castigo a si mesmo: 1Cor 9,27: Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros. 

... na autoridade do Espírito Santo, inflige ao mago Elimas humilhante castigo: At 13,11: “Eis que agora está sobre ti a mão do Senhor e ficarás cego. Não verás o sol até nova ordem! Caíram logo sobre ele a escuridão e as trevas, e, andando à roda, buscava quem lhe desse a mão” 

... e diz que o Senhor nos castiga para corrigir: 

1Cor 11,32: Mas, sendo julgados pelo Senhor, ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo. 

... e evitar o castigo eterno: 

2Ts 1,9: Eles sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da face do Senhor, e da sua suprema glória. 

E que o castigo é sinal do seu amor: 

Hb 12,6: pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). 

Reiterado pelo apóstolo João: 

Ap 3,19: Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. 

Diante das palavras de Pedro, Ananias e Safira caíram mortos: 

At 5,5: “Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto. Apoderou-se grande terror de todos os que o ouviram”. 

A Tradição dos Padres 

- São Basílio Magno (329-379), bispo e doutor da Igreja, ensina em seus escritos que há três formas de amar a Deus: a primeira é como o mercenário, que espera a retribuição; a segunda, é como escravo que obedece por medo do chicote, o castigo de Deus; e o terceiro é o amor filial, daquele que obedece porque de fato ama o Pai. É assim que devemos amar a Deus; e, a melhor forma de amá-lo é repudiando todo pecado. 

“A ira de Deus é inevitável. Deus não é de vingança, mas castiga pela mansa. (Numinis ira inevitabilis). [Erasmo, Adagia 5.2.32]. 
- Santo Agostinho(354-430): “...quando Deus corrige o gênero humano e envia o misericordioso flagelo do castigo, para que os homens se emendem antes do dia do juízo. E o faz, em geral, sem escolher os que prova, pois não quer que ninguém se perca”( Sermão s/Devastação de Roma, 2) 

Também de Santo Agostinho são as seguintes palavras: "Se vives em pecado e Deus não te castiga, mal sinal é". 

O Doutor Angélico: 

Santo Tomás de Aquino(1225-1274) nos diz: “Também nos casos em que os justos sofrem neste mundo aparecem a justiça e a misericórdia. Pois por tais sofrimentos eles se purificam das faltas veniais (leves) e desapegando dos bens terrenos se elevam mais a Deus. Diz Gregório (Moral 26,9): ‘Os males que neste mundo nos oprimem, impulsionam-nos para Deus’” (Suma Teol. I, Q.21, art.4, obj 3). 

"Acolhei a disciplina pois quando se acender sua cólera... Bem-aventurados todos os que nele confiam". "Pois, quando, em breve, se acender sua cólera, bem-aventurados todos os que nele confiam". E diz bem: "Quando se acender", pois, de momento, não queima e corrige como pai, mas, no futuro, queimará e consumirá, quando punir com a pena eterna: "É o nome do Senhor que vem de longe, sua cólera é ardente e pesada, seus lábios respiram furor e sua língua como fogo devorador" (Is 30, 27). (Comentário ao Sl 2 – Cap X) 

“D'Ele, portanto, vem o mal do castigo, mas este não é um mal absoluto, porém relativo, e em termos absolutos, é um bem. Porque já que uma coisa é boa quando ordenada para um fim, enquanto o mal implica em uma falta desta ordem, aquilo que exclui a ordem até o fim último é mau, e este é o mal de um crime. Por outro lado, o mal do castigo é realmente um mal, enquanto privação de algum bem particular, mas é, absolutamente falando, um bem, enquanto ordenado para o Fim último.”(Suma Teol. II/II, Q.19, art.1) 

Outros: 

São Bernardo(1090-1153): 

"Quem pecou, não experimentando o castigo de Deus, pode estar certo que é objeto da ira de Deus. Deus condena no outro mundo a quem nesta vida não conseguiu corrigir pela adversidade". 

Pe. Antônio Vieira(1608-1697): 

“Daqui se entenderá aquela sentença famosa de Davi, que mais parece enigma que sentença: Semel locutus est Deus, duo haec audivi (Sl. 61, 12): Deus — diz Davi — disse uma coisa, e eu ouvi duas. — Aquilo que se ouve, se se ouve bem, é o mesmo que se diz; pois, se Deus disse uma só coisa, Davi, que era muito bom ouvinte, como ouviu duas? O mesmo Davi se explicou, e não sei se nos implicou mais: Duo haec audivi, quia potestas Dei est, et tibi, Domine, misericordia: quia tu reddes unicuique juxta opera sua (Ibid. 12): O que ouvi — diz Davi — é que Deus todo-poderoso tem misericórdia e justiça, com que dá a cada um segundo o merecimento de suas obras”(Sermão do 4º sábado da quaresma). 

Para o santo Cura d’Ars(1786-1859), os castigos de Deus são graças: “’Dizemos às vezes: Deus castiga aqueles a quem ama’. Nem sempre é verdade. As provações, para aqueles que Deus ama, não são castigos, são graças...” . "Se não houvesse almas puras que aplacassem a Deus ofendido pelos nossos pecados, quantos e quão terríveis castigos teríamos nós que suportar!"(Idem, cf. Sacerdotii, nostri promordia, 17). 

Sinais do nosso tempo: A Irmã Lúcia, (1907-2005) de Fátima, escreve: “A guerra vai logo acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virem uma noite iluminada por luz desconhecida, saibam que é o grande sinal que Deus lhes dá de que vai castigar o mundo pelos seus crimes, por meio da guerra, fome, perseguições à Igreja e ao Santo Padre...”(Castigo que se cumpriu com trágicas conseqüências). 

O Sagrado Magistério 

Paulo VI, na doutrina das indulgências, lembra-nos que as penas do pecado devem ser reparadas pelos sofrimentos desta vida ou da outra (se não indulgenciadas): “Assim nos ensina a revelação divina que os pecados acarretam como conseqüência penas infligidas pela santidade e justiça divina, penas que devem ser pagas ou neste mundo, mediante os sofrimentos, dificuldades e tristezas desta vida e sobretudo mediante a morte, ou então no século futuro...”(DI, 2) 

Catecismo: “Para os estimular às obras virtuosas, foram necessários o temor do castigo e diversas promessas temporais, até sob a Nova Aliança. Em todo caso, mesmo que a Lei Antiga prescrevesse a caridade, ela não dava o Espírito Santo pelo qual "o amor de Deus derramado em nossos corações" (Rm 5,5) “(Cat § 1964). 

"A nossa Cabeça(Cristo), diz santo Agostinho, ora por nós; acolhe uns membros, castiga outros, a outros purifica, a outros consola, a outros cria, a outros chama, a outros torna a chamar, a outros corrige, a outros reintegra"(Mystici Corporis, 57). 

“Deus é descrito amando o seu povo escolhido com um amor justo e cheio de santa solicitude, qual é o amor de um pai cheio de misericórdia e de amor, ou de um esposo ferido na sua honra. É um amor que, longe de decair e de cessar à vista de monstruosas infidelidades e pérfidas traições, castiga-os, sim, como eles merecem, mas não para os repudiar e os abandonar a si mesmos, mas só com o fim de limpar, de purificar a esposa afastada e infiel e os filhos ingratos...”(Haurietis Aquas, 15) 


B. A prefiguração do Castigo Eterno

Figuras em Geral: 

As realidades do AT só se tornam plenamente explícitas quando confrontadas com a Revelação Plena do NT. Assim não poucos dos personagens e episódios ali narrados são figuras e prefigurações de realidades que só se conheceriam em plenitude nos tempos messiânicos: 

1Pd 3,21: “Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo” 

Rm 5,14: “No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir)” 

Hb 9,1-9: “A primeira aliança ... o Santo ... o Santo dos santos... Isto é também uma figura que se refere ao tempo presente, sinal de que os dons e sacrifícios que se ofereciam eram incapazes de justificar a consciência daquele que praticava o culto”. 

O Santuário do templo como figura do céu: “Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu”(Hb 9,24). 

Também no deserto, o alimento e a bebida dos hebreus eram figuras de Cristo: “todos comeram do mesmo alimento espiritual; todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo).”(1Cor 10,3-4). 

Figuras de Castigo: 

Não havendo outra maneira de representar a perdição e condenação eternas no AT, os hagiógrafos utilizavam a morte física para exprimi-la: 

Gn 2,17: “no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente”. 

Gn 20,7: “Devolve agora a mulher deste homem ... se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus” 

2Sm 12,13: “Natã respondeu-lhe: O Senhor perdoa o teu pecado; não morrerás.” Jr 28,16: “Ainda neste ano morrerás, pois que insuflaste a revolta contra o Senhor!” 

Am 7,17: “Eis o que diz o Senhor: tua mulher será violada em plena cidade, teus filhos e tuas filhas cairão sob a espada, teu campo será repartido a cordel; quanto a ti, morrerás numa terra impura” 

Nm 26,10: “A terra, abrindo sua boca, engoliu-os com Coré, enquanto o seu grupo perecia pelo fogo...” 

2Sm 6,6-7: “Oza estendeu a mão para a arca do Senhor ... a cólera do Senhor se inflamou contra Oza ... Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus.” Nm 3,4: “Nadab e Abiú morreram diante do Senhor, quando levaram à sua presença um fogo estranho no deserto do Sinai” 

C. CONCLUSÃO 

1. Em Deus tudo é infinito. Não se pode exaltar um atributo em detrimento do outro, sob pena de incorrermos nas mais horrendas heresias: Ex: Deus sendo misericordioso não condena ninguém, logo o inferno não existe ou ‘se existe está vazio’. ?!?!?!?! (Heresia tão propagada nos nossos dias!!!). 

2. É preciso ler o Antigo Testamento dentro do adágio: “O Novo está contido no Antigo. O Antigo está explicado no Novo. O Novo está latente no Antigo. O Antigo está patente no Novo.” (tb cf. Dei Verbum, 16). 

3. Jesus nunca retirou a autoridade das Escrituras(3) , relegando suas partes difíceis a ‘costumes dos povos da época’, ou coisas semelhantes, mas proclamou com toda autoridade: 

“Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas...”(Mt 5,17); “Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus”(Mt 5,19); “passará o céu e a terra do que se perderá uma só letra da lei”(Lc 16,17). 

Síntese Final 

Para preservar o povo de Deus da idolatria dos pagãos e de todas as suas práticas abomináveis, não poucas vezes os israelitas foram exortados a não fazer nenhum pacto com os habitantes da terra que o Senhor lhes daria (Ex 23,24.32; 34,12.15; Lv 20,5; Dt 4,19; 12,3.30; Jz 2,2-3.17; 8,27.33; 1Sm 15,6). Por conseguinte, o Herém é ordem de Deus, entendida nestes principais motivos: 

a) Justiça de Deus contra os cananeus idólatras Se Deus outrora fizera justiça, riscando do mapa cidades inteiras (a pentápole: Sodoma, Gomorra...) por causa de sua perversidade, não é de se surpreender que Ele o faça através de agentes humanos, no caso o seu povo eleito. 

b) Utopia 

Seria inadmissível que Josué se apresentasse aos reis de Canaã com um discurso assim: “Senhores, sabeis, que Iahweh, nosso Deus, o Todo-Poderoso, nos deu esta terra que habitais, por herança. Portanto é preciso que dela saiais, deixando-nos todos os seus palácios, todas as suas construções, todos os seus rebanhos, todas as suas vinhas... porque esta é a vontade de Deus. Buscai para vós outra terra” ?!!?!?!?!?!??! 

c) Mal menor 

O maior mal que pode afligir o homem é o pecado, pois lhe tira o maior bem: a vida eterna. 

Por isso a prática do herém tornou-se um ‘mal necessário’, ou MAL MENOR, para evitar que o povo de Deus assimilasse todas as mazelas pagãs, como de fato se evitou. 

NOTAS: 

(1) Para Bultmann (1884-1976), teólogo protestante, o Novo Testamento era inaceitável ao homem moderno, que não mais acredita em milagres, demônios e intervenções sobrenaturais no curso da história. Era pois necessário eliminar tudo isto que ele chama de mitos: desmitificar. 

(2) Márcion, cristão da Ásia Menor, viu um contraste entre o Deus do Antigo Testamento e o do Novo Testamento. O primeiro, um Deus criador justiceiro e punitivo, criador, também, do sofrimento, dor doença - e até pernilongos e escorpiões. - O Deus do Novo Testamento era Amor e Perdão. Dois deuses diferentes? Chamaram-no "dualista" e Irineu, mais tarde, objetava que os gnósticos eram dualistas como os marcionistas acreditavam que "há outro Deus além do criador". 

(3) No tempo de Jesus, por Escrituras, entenda-se: O Antigo Testamento. 

Nilton Fontes

Título Original: Deus Castiga ?


Fotos: Web

Site: Dicionário da Fé
Editado por Henrique Guilhon

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jesus quer encontrar você




Mons. Jonas Abib

Hoje é Jesus quem passa e joga o manto sobre cada um de nós para que nos tornemos discípulos d'Ele. Cristo chamou Seus discípulos e pouco tempo depois os mandou, de dois em dois, pregar e realizar curas no nome d'Ele. Ele não deu um longo curso para prepará-los. Jesus teve uma vida pública de apenas três anos. Depois de um ano, mais ou menos, Ele já os estava enviando a pregar e até mesmo a realizar milagres em Seu nome.

O discípulo é aquele que está aprendendo com o seu mestre. Somos discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele jogou Seu manto sobre nós. Em todas as profissões, Deus quer discípulos: médicos, pedreiros, engenheiros, mecânicos, professores, alunos, patrões e operários, empresários, comerciantes, lavradores, fazendeiros, ou seja, em todos os meios e setores, o Altíssimo precisa de profetas.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Site: Canção Nova
Editado por Henrique Guilhon

domingo, 24 de novembro de 2013

O Papa Francisco encerrou o Ano da Fé

Com uma missa realizada na Praça de São Pedro, hoje, 24, solenidade de Cristo Rei do Universo, o papa Francisco encerrou o Ano da Fé, celebrado pelos fieis católicos desde 11 de outubro do ano passado.

CNBB

Na ocasião, o papa recordou que o Ano da Fé foi uma convocação do então papa Bento XVI. "A solenidade de Cristo Rei do universo, que hoje celebramos como coroamento do ano litúrgico, marca também o encerramento do Ano da Fé, proclamado pelo papa Bento XVI, para quem neste momento se dirige o nosso pensamento cheio de carinho e gratidão”, lembrou Francisco.

“Com esta iniciativa providencial, ele ofereceu-nos a oportunidade de redescobrirmos a beleza daquele caminho de fé que teve início no dia do nosso Batismo e nos tornou filhos de Deus e irmãos na Igreja; um caminho que tem como meta final o encontro pleno com Deus e durante o qual o Espírito Santo nos purifica, eleva, santifica para nos fazer entrar na felicidade por que anseia o nosso coração”, acrescentou.

Após a homilia, o papa Francisco recebeu o relicário que contém alguns fragmentos ósseos do apóstolo Pedro. Francisco fez um momento de recolhimento e oração diante da pequena caixa de bronze e incensou as relíquias, expostas pela primeira vez.



Ainda, durante a missa, o papa fez uma entrega simbólica da sua primeira exortação apostólica.

De acordo com o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, esta exortação é “uma missão confiada a cada pessoa batizada para se tornar evangelizadora”. a, ‘Evangelii gaudium’ (A alegria do Evangelho), a 36 pessoas de dezoito países. O texto contém recomendações fundamentadas no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, ocorrido em outubro do ano passado, no Vaticano.

A celebração eucarística de encerramento do Ano da Fé reuniu milhares de fieis, cardeais, bispos, sacerdotes e 1200 patriarcas e arcebispos das Igrejas Católicas de rito e tradição oriental, que participavam de um encontro no Vaticano.

Francisco fez uma saudação cordial aos patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas Católicas Orientais. “O abraço da paz, que trocarei com eles, quer significar antes de tudo o reconhecimento do Bispo de Roma por estas Comunidades que confessaram o nome de Cristo com uma fidelidade exemplar, paga muitas vezes por caro preço.Com este gesto pretendo igualmente, por meio deles, alcançar todos os cristãos que vivem na Terra Santa, na Síria e em todo o Oriente, a fim de obter para todos o dom da paz e da concórdia”, disse.

Antes do início da missa de encerramento do Ano da Fé, houve uma coleta em prol das vítimas do tufão Hayan, que atingiu as Filipinas, no dia 8 de novembro.

Título original: Papa Francisco encerra o Ano da Fé


Site: CNBB
Editado por Henrique Guilhon

Deus pode nos salvar



Luzia Santiago

Há momentos em nossa vida que precisamos pedir ao Senhor graças especiais para seguirmos em frente, porque somente as habituais parecem não ser suficientes. Com muita humildade e confiança na misericórdia de Deus, precisamos fazer o exercício de nos abandonarmos aos cuidados d’Ele, porque, mesmo que aparentemente tudo esteja nublado, o poder de Deus está agindo na nossa vida, mesmo que não sejamos capazes de perceber isso.

Deixemo-nos hoje nos conduzir por esta palavra: “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor” (Zc 2,14).

Fica conosco, Senhor, e dá-nos a graça de ficarmos sempre Contigo.

Título Original: Deus é poderoso para nos salvar

Link Original: http://luziasantiago.com/

Foto: Web

Site: Luzia Santiago
Editado por Henrique Guilhon

sábado, 23 de novembro de 2013

Pastor suspeito de estupro é procurado

O pastor Jackson Nascimento Silva, 37 anos, da Igreja Assembleia de Deus Missão no Brasil, está foragido Foto: Polícia Civil BA / Divulgação

Catia


A Polícia Civil da Bahia procura por um pastor evangélico suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos em Serra Dourada (BA), a 790 quilômetros de Salvador. O pastor Jackson Nascimento Silva, 37 anos, da Igreja Assembleia de Deus Missão no Brasil, é alvo de um mandado de prisão preventiva, mas, segundo os investigadores, fugiu do município.

O pastor afirmou que se apresentaria à polícia no dia 11 de novembro, já que estaria com medo de algum tipo de represália dos moradores de Serra Dourada. Segundo as investigações, Jackson Silva abusou da garota pelo menos quatro vezes dentro do templo evangélico. Porém, o pastor não se apresentou às autoridades e deixou o município, passando a ser considerado foragido.

De acordo com o delegado Ney Brito, da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), familiares afirmaram que a menina frequentava a igreja com os pais. Porém, no começo de novembro, a adolescente contou à mãe que havia sido estuprada pelo pastor em uma sala que fica nos fundos do prédio da igreja.


Título Original: BA: pastor suspeito de estuprar menina de 13 anos é procurado pela polícia


Site: O Diário Alexandrino
Editado por Henrique Guilhon

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Salmo 16 - Prece do justo perseguido



Bíblia Católica Online

1.Súplica de Davi. Ouvi, Senhor, uma causa justa! Atendei meu clamor! Escutai minha prece, de lábios sem malícia.

2.Venha de vós o meu julgamento, e vossos olhos reconheçam que sou íntegro.

3.Podeis sondar meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo, não encontrareis iniqüidade em mim.

4.Minha boca não pecou, como costumam os homens; conforme as palavras dos vossos lábios, segui os caminhos da lei.

5.Meus passos se mantiveram firmes nas vossas sendas, meus pés não titubearam.

6.Eu vos invoco, pois me atendereis, Senhor; inclinai vossos ouvidos para mim, escutai minha voz.

7.Mostrai a vossa admirável misericórdia, vós que salvais dos adversários os que se acolhem à vossa direita.

8.Guardai-me como a pupila dos olhos, escondei-me à sombra de vossas asas,

9.longe dos pecadores, que me querem fazer violência. Meus inimigos me rodeiam com furor.

10.Seu coração endurecido se fecha à piedade; só têm na boca palavras arrogantes.

11.Eis que agora me cercam, espreitam para me prostrar por terra;

12.qual leão que se atira ávido sobre a presa, e como o leãozinho no seu covil.

13.Levantai-vos, Senhor, correi-lhe ao encontro, derrubai-o; com vossa espada livrai-me do pecador,

14.com vossa mão livrai-me dos homens, desses cuja única felicidade está nesta vida, que têm o ventre repleto de bens, cujos filhos vivem na abundância e deixam ainda aos seus filhos o que lhes sobra.

15.Mas eu, confiado na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, saciar-me-ei com a visão de vosso ser.


Bíblia Ave Maria, pg 666

Foto: Web

Site: Bíblia Católica Online
Editado por Henrique Guilhon

Resposta ao pastor Aírton para o seu texto contra a Mãe de Deus - Parte 3 (Final)



Dani Dantas e Bel de Carvalho

Continuando

Ainda Isabel: Lucas 1, versículo 42: Ainda cheia do Espírito Santo, Isabel em alto e bom som: “Você é bendita entre as mulheres…” 

Isabel cheia do Espírito Santo diz: “Tu és bendita entre as mulheres.” 

E o Sr.Aírton, sem o Espírito Santo, seria capaz de dizer: Maria, “mulher como outra qualquer.” 

Em Lc 1, 48 “Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada”. 

Perguntamos ao Sr.Aírton em que igreja se cumpre a profecia bíblica ? 

Quem está certa ? 

A Igreja que faz cumprir a profecia bíblica ou a Igreja que chuta a Santa ? 

Sem medo de errar, podemos afirmar que a doutrina do Sr.Aírton se aproxima muito mais da Igreja que chuta a Santa do que da Igreja que cumpre a profecia bíblica. 

Que pena Pastor Aírton ! E era tão fácil o senhor fazer a escolha certa. 

Se a Igreja que chuta a santa está contra a Igreja Católica, é possível que a Igreja Católica esteja certa. 

Quando os que ensinam as unções do chulé, da vaca, da vassoura, do boi e do chifre estão contra a igreja Católica, é certo que todos eles estão errados. 

Se quem ensina regressão ao útero materno, transferência de unção, troca de anjo da guarda, prosperidade e a heresia de Ário estão contra a contra a Virgem Maria, contra os santos, contra o papa e contra a Igreja Católica, é certo que: 

.A Virgem Santíssima mãe de Jesus Cristo deve ser venerada; 

.Os santos devem ser as nossas referências ao invés dos “ungidos” da TV; 

.O Papa deve ser seguido quando ensina Ex Catedra e, 

.A Igreja deve ser ouvida; 

O Sr.Aírton nem desconfiou ? 

O Sr.Aírton leu a Bíblia e não encontrou nada a respeito dos “profetas” que hoje condenam o catolicismo ? 

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA 

§1418 Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrar-lo com um culto de adoração. “A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor. 

§253 A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: “a Trindade consubstancial”. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza”. “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” 

449. Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja afirmam, desde o princípio, que o poder, a honra e a glória, devidos a Deus Pai, também são devidos a Jesus, porque Ele é «de condição divina» (Fl 2, 6) e o Pai manifestou esta soberania de Jesus ressuscitando-O de entre os mortos e exaltando-O na sua glória. 

451. A oração cristã é marcada pelo título de «Senhor», quer no convite à oração: «O Senhor esteja convosco», quer na conclusão da mesma: «Por nosso Senhor Jesus Cristo», quer ainda pelo grito cheio de confiança e de esperança: «Maran atha» («O Senhor vem!») ou «Maranatha» («Vem, Senhor!») (1 Cor 16, 22): «Amen, vem, Senhor Jesus!» (Ap 22, 20). 

“432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17). 

480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens. 

450. Desde o princípio da história cristã, a afirmação do senhorio de Jesus sobre o mundo e sobre a história significa também o reconhecimento de que o homem não deve submeter a sua liberdade pessoal, de modo absoluto, a nenhum poder terreno, mas somente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo: César não é o «Senhor» «A Igreja crê… que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontra no seu Senhor e Mestre». 

“1348. Todos se reúnem. Os cristãos acorrem a um mesmo lugar para a assembleia eucarística. A sua cabeça está o próprio Cristo, que é o actor principal da Eucaristia. Ele é o Sumo-Sacerdote da Nova Aliança. É Ele próprio que preside invisivelmente a toda a celebração eucarística. E é em representação d’Ele (agindo «in persona Christi capitis – na pessoa de Cristo-Cabeça»), que o bispo ou o presbítero preside à assembleia, toma a palavra depois das leituras, recebe as oferendas e diz a oração eucarística. Todos têm a sua parte activa na celebração, cada qual a seu modo: os leitores, os que trazem as oferendas, os que distribuem a comunhão e todo o povo cujo Ámen manifesta a participação. 

Pergunto ao Sr.Aírton se a Igreja Católica está correta em ensinar que Jesus Cristo é o único nome que trás salvação e o único mediador ? 

E se a Igreja Católica está certa em proclamar Jesus Cristo como o único mediador e o único nome que trás salvação, pergunto ao Sr.Aírton se está correto chamarmos de ignorantes ou mentirosos aqueles que afirmam que a Igreja Católica ensina que existem outros mediadores para salvação ou que existe salvação em outros nomes além de Jesus Cristo ? 

Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem por São Luís Maria Grignion de Montfort: 

“…14 Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer. 

15. Digo, entretanto, que, supostas as coisas como são, já que Deus quis começar e acabar suas maiores obras por meio da Santíssima Virgem, depois que a formou, é de crer que não mudará de conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus, imutável em sua conduta e em seus sentimentos.” 

Pergunto ao Sr.Aírton se a Igreja Católica está certa ou errada em afirmar que Maria é apenas pura criatura ? 

Pergunto ao Sr.Aírton se a Igreja Católica está certa ou errada em afirmar que diante da majestade divina Maria é menos que um átomo ou quase nada ? 

Pergunto ao Sr.Aírton como devo chamar o pregador protestante que afirma que na Igreja Católica se ensina que Maria é uma DEUSA ou que na Igreja Católica ela é adorada como tal ? 

Devo chamar este pregador de ignorante ou algo mais ? 

A VIRGINDADE DE MARIA 

Ezequiel 44,1-3: “Então me fez voltar para o caminho da porta do santuário exterior, que olha para o oriente, a qual estava fechada. Disse-me o Senhor: ‘Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela. Porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela, estará fechada. Quanto ao príncipe, ele ali se assentará como príncipe, para comer o pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho sairá”. 

Conclusão: 

O auto proclamado Pastor Aírton Evangelista da Costa não conhece o testemunho dos antigos cristãos. 

Desconhece também o que disseram os reformadores sobre a Virgem Maria. 

Ignora os dogmas católicos e concílios. 

Sobretudo, o pastor Aírton não faz a menor idéia do que seja o Catecismo da Igreja Católica e o Tratado de Devoção a Santíssima Virgem. 

Percebe-se inclusive que ele não tem noção alguma do que é a Santa Missa Católica e muito menos do que seria um culto cristocêntrico. 

Sobretudo, Aírton Evangelista da Costa reproduz os ensinamentos dos pastores televisivos e pregadores da prosperidade, fogueiras santas, bízimos e trízimos. Aírton Evangelista da Costa apenas copia o que já foi ensinado por estes “mestres”. 

O seu texto é pretencioso e assim parece demonstrar um respeito excessivo a Virgem Maria quando em verdade tem por objetivo desmoraliza-la e reduzir o seu papel na história do cristianismo. 

Não é de se estranhar que o seu texto esteja recheado de “meias verdades”(nem tantas assim). 

E todos nós sabemos: Meia verdade é também meia mentira. 

Sobre estes que atribuem a nós doutrinas que não praticamos e omitem aquelas que efetivamente são ensinadas está escrito: “Não entram no reino e não deixam que outros entrem.” 

Por tudo isto se diz: “Fora da Igreja Católica encontra-se de tudo. Encontra-se quem tenha honra. Encontra-se quem defenda o evangelho ou a trindade. Encontra-se quem diga Amém ou Aleluia. Tudo pode ser encontrado fora da Igreja Católica. Menos salvação.(Santo Agostinho).” 

Reconhecemos que a adesão a fé que lhes pareça mais conveniente é direito legítimo de todo e qualquer homem ou mulher. Repudiamos ataques a honra e dignidade das pessoas. 

Reconhecemos inclusive que é direito lícito do Sr.Airton permanecer no erro doutrinário se assim desejar. Limitamo-nos aos aspectos de fé e doutrina tão e somente. Não toleramos ofensas de qualquer ordem ao Sr.Aírton Evangelista da Costa. Nossos respeitos ao Sr.Aírton e sua família. Desejamos que se ele se converta a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Autor: Dani Dantas e Bel de Carvalho – Livre divulgação mencionando-se os autores.

Título Original: RESPOSTA AO PASTOR AÍRTON EVANGELISTA DA COSTA POR CONTA DE SEU TEXTO CONTRA A SANTÍSSIMA MÃE DE JESUS CRISTO

Foto: Web


Colaboração de Dani Dantas e Bel Carvalho
Editado por Henrique Guilhon